Parsifal

Parsifal é o ponto alto da grande reforma da ópera feita por Wagner. É uma obra de arte tematicamente complexa, mística e intrigante, com vocação moral e inspiração filosófica.

Wagner utiliza uma simbologia cristã, porém o sincretismo de Parsifal, que transpõe as doutrinas do budismo junto com o material dos evangelhos e a liturgia da Eucaristia, é mostrado no contexto de uma revisão cristianizada da lenda do Graal.

O caráter litúrgico mostra um drama sagrado, um novo evangelho, porém é uma obra enigmática. Pode ser interpretada como sagrada ou profana, cristã ou pagã, conservadora ou progressista, uma síntese de toda a ambivalência estética do compositor.

Essa ópera é uma obra de arte que reflete profundamente sobre os aspectos do sagrado e sobre as questões humanas essenciais: o amor, o erro, a ética, o perdão, a redenção, a compaixão, a caridade, a sabedoria e o ser humano perante a coletividade. Essa é uma obra atemporal e universal.

O GUIA DO OUVINTE PARSIFAL contém:
– uma análise literária e musical da ópera Parsifal seguida de comentários.
– trechos da partitura dos temas (Leitmotiven) da ópera, enumerados e seguidos de comentários.

Na contracapa do Guia do Ouvinte PARSIFAL, tem um
CD-ROM multimídia que pode ser visualizado e executado em computadores. Em aparelhos de CD, DVD e Blue-Ray poderão ser ouvidos os Temas (áudio) e visualizada a tradução Alemão-Português (imagens).

O CD-ROM contém:
– a gravação de 29 temas (Leitmotiven) da ópera;
– a tradução, alemão-português da ópera Parsifal;
– os números referentes aos temas (Leitmotiven) marcados no texto em alemão. Pressione o número para ouvir o tema.OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Na página CD-ROM PARSIFAL deste SITE, clique no rótulo do CR-ROM PARSIFAL  e você poderá ver a tradução alemão-português da ópera, com os temas marcados com seus respectivos números no texto em alemão. Pressione o número para ouvir o tema.