O Anel do Nibelungo
O tema do Anel do Nibelungo gira em torno dos seguintes aspectos:
– O mundo: criação e destruição.
– As forças da natureza: terra, água, fogo e ar.
– A natureza humana: consciente e inconsciente.
– A tomada de consciência do homem, quando o homem separa-se da natureza inconsciente.
– A Morte: no sentido de transformação.
– A destruição do mundo pelo fogo.
– A purificação do mundo pela água.
O tema do Anel é o mundo projetado através do mito e da música.
O Anel nos dá uma visão do mundo e de nós mesmos. Tem um sentido metafísico que expressa a essência do mundo em todos os seus momentos.
Wagner fala da criação, da destruição.
Assim, o Anel expressa as grandes questões do homem, a criação do universo e a antecipação de sua destruição, sobre a possibilidade de falha da natureza humana, e o que ocorre quando o homem separa-se da natureza inconsciente e começa sua vida consciente.
Tornar-se consciente é associado à culpa, quando o homem quebra o pacto com a Mãe Natureza, o pacto de permanecer meramente intuitivo como os animais, sem pensar, pois ao pensar o homem pode optar pelo bem e pelo o mal.
O ciclo que começa com o início do mundo, termina com a destruição do mundo. Começa com a renúncia do amor e termina com a redenção pelo amor.
O Anel é um mito sobre a natureza. É uma poderosa declaração sobre a ganância do homem, a insana exploração da natureza, e sobre o perigo de destruição do mundo.
É sobre as forças cósmicas dos quatro elementos, terra, água, fogo e ar, representadas por deuses, as inumeráveis mudanças de humor, suas tempestades e calmarias, sobre todo o processo de evolução, sua transformação em todas as coisas e eventual resolução de todas as coisas voltando para si mesma.
Toda a natureza pura está no ciclo do anel e a nossa natureza humana também, nossa consciência e nossa inconsciência.
A natureza é utilizada para falar de nós. A alma humana é a principal paisagem na qual os quatro dramas estão ordenados.
O mito fala muito mais da psique humana do que do cosmos.
O Anel é atemporal. Ele tem lugar fora do tempo, na imaginação humana, na memória e na paisagem da alma.
Finalmente, Wagner nos diz que devemos saber morrer, porque a morte nos mitos é sempre símbolo de transformação.
O GUIA PRÁTICO DO OUVINTE O ANEL DO NIBELUNGO contém:
– uma análise literária e musical das quatro óperas do ANEL com comentários.
– trechos da partitura dos temas (Leitmotive) das quatro óperas, enumerados e seguidos de comentários.
Na contracapa do O Guia do Ouvinte O ANEL DO NIBELUNGO, tem um CD-ROM multimídia que pode ser visualizado e executado em computadores. Em aparelhos de CD, DVD e Blue-Ray poderão ser ouvidos os Temas (áudio).
O CD-ROM contém:
– a gravação de 89 temas (Leitmotive) das quatro óperas;
– a tradução, alemão-português das quatro óperas;
– os números referentes aos temas (Leitmotive) marcados no texto em alemão.
Na página CD-ROM do ANEL deste SITE, pressione o rótulo do CR-ROM do ANEL e você poderá ver a tradução alemão-português das quatro óperas, com os temas marcados com seus respectivos números no texto em alemão.